24 junho, 2013

Junho com a Mizé

Aqui havia dito que estava a ler mais um livro do Ricardo Adolfo; e também disse que, pelos primeiros capítulos, este estava a ser melhor do que o "Maria dos Canos Serrados". São histórias diferentes mas são as duas escritas pelo Ricardo Adolfo, o que torna qualquer uma muito boa e muito bem escrita. Mas a Mizé ficou-me no coração. "Mizé - antes galdéria do que normal e remediada" é anterior ao "Maria dos Canos Serrados" e conta a história de uma moça gira e jeitosa, que faz babar catraios e homens, e deseja tanto ser famosa quanto feliz. É casada com Palha, um vendedor de batatas fritas (adoro este pormenor) e só quer ter filhos da Mizé, o grande amor da sua vida. Não posso contar mais, mas posso dizer que quando, lá para o final, estava tudo a história arrumadinha (pensava eu), eis que o último parágrafo me faz dizer alto "xinapá!".

O Ricardo Adolfo sabe construir as personagens aparentemente mais insólitas e, ao mesmo tempo, as mais reais que existem. Escreve os diálogos mais divertidos, mais dramáticos e mais contraditórios. E eu adoro isso tudo. O Ricado Adolfo escreve histórias das boas e em português.


Obs. Entretanto já comecei o "Leite Derramado" do Chico Buarque. Já estou quase a acabar (é o que dá ter me metido na praia uns dias), por isso, dou notícia em breve.

Sem comentários: